sexta-feira, fevereiro 09, 2007

«ES PROBABLE QUE NADA PASE»


No CMI Chiapas: "Conhecido em Portugal como um agradável destino turístico, o México esconde outra realidade. É essa realidade que pretendemos mostrar de 13 a 17 de Fevereiro no 555, na cidade do Porto (Portugal). A Organização Internacional do Trabalho estima que a população indígena mundial (300 milhões de pessoas) vive em zonas onde se encontram 60% dos recursos naturais do planeta. Isto representa uma séria ameaça para essas populações, já que são muitas as empresas multinacionais ansiosas por explorar esses recursos. No México, em Janeiro de 1994, o governo assinou um acordo de Livre Comércio com os Estados Unidos e o Canadá, abrindo as suas portas à invasão das multinacionais. Mas para surpresa geral, um grupo de homens e mulheres, na maioria indígenas, saltou da floresta para gritar: “Estamos aqui! Existimos!”, opondo-se à construção de aeroportos, auto-estradas e indústrias nos seus teritórios. Recusam-se a produzir para consumo dos Estados Unidos. Vivem em condições miseráveis, mas resistem á brutal repressão das autoridades mexicanas. O objectivo é que estes povos, esqueçam a sua cultura, as suas tradições e se entreguem ao mercado capital. Mas... ES PROBABLE QUE NADA PASE!

SINOPSE DOS DOCUMENTÁRIOS

- De Zapata a los Zapatistas – 60 min. - Documentario da TVE2 sobre os diferentes movimentos revolucionários na América do Sul. Da revolução mexicana ao “sonho” Zapatista.

- Zapatista – 45 min. - Numa das regiões mais ricas do México, homens e mulheres idígenas sobrevivem em condições miseráveis, resistindo há mais de 500 anos à colonização, exploração e repressão do mundo capitalista.

- Romper el Cerco – 47 min. - Documentário sobre as manifestações de Maio de 2006 em Atenco (México) contra a construção de um Aeroporto, e a brutal operação policial que se seguiu, com graves abusos testemunhados por diversas organizações não-governamentais.

- Venceremos – 60 min. - A outra história de Oaxaca. Professores em greve e milhares de habitantes solidários com a sua luta, manifestam-se nas ruas. Uma mega-operação militar tenta pôr fim aos protestos. Oaxaca Resiste.

- El color de la Tierra – 45 min. - História do Exército Zapatista de Libertação Nacional e das Comunidades Atónomas Zapatistas.

A partir das 20h há jantares vegetarianos com inspiração Méxicana (lotação limitada). Mais informações/reservas: 916472466"

Sem comentários: