sábado, abril 28, 2007

A expansão da monocultura de eucalipto no Brasil e a luta pelo direito à terra

A Rede Alerta Contra o Deserto Verde continua a resistir à expansão das plantações de eucalipto que expulsaram comunidades tradicionais e provocaram um desastre ambiental no Brasil. Governos, Instituições Financeiras Internacionais (IFIs), acordos internacionais e empresas multinacionais influenciam, através de interesses económicos tendenciosos, a expansão da monocultura de eucalipto que intitulam de 'progresso'; no entanto, as pessoas afectadas chamam-lhe o Deserto Verde.
Hoje a amanhã, em colaboração com o GAIA, a Rede organiza uma série de debates e projecções de documentários como o Nossa Terra, Nossa Luta:
33 min. | PAL | Little Sister Productions
Em Maio de 2005, os povos Tupinikim e Guarani do Espírito Santo, Brasil continuaram uma longa luta para auto-demarcar 11,009 hectares das suas terras em posse da multinacional norueguesa Aracruz Celulose. Nesta acção inspiradora e corajosa, estes povos exploram os efeitos que a exploração, a coacção e o racismo da empresa teve nos seus meios de subsistência e demonstra como o Deserto Verde tem deteriorado as suas vidas e cultura. Este filme impressionante mostra exactamente como, através de acção, dança e música, uma comunidade se pode organizar para combater uma poderosa multinacional. E através dos testemunhos expressivos do povo, demonstra o que é importante para a sua luta: o direito às suas terras. [notícia completa]

Sem comentários: