sábado, maio 31, 2008

EUA: Índios do Minnesota compram terra para restaurar pradarias

Na Visão: "Prior Lake, EUA, 31 Mai (Lusa) - Um terreno onde antes crescia milho e soja está agora coberto de malmequeres e centeio selvagem, entre outras espécies de vegetação e de flores que os pioneiros viram quando chegaram às pradarias do Oeste americano no século XIX. A pequena amostra de pradaria, próxima de um condomínio nos subúrbios de Minneapolis, no estado norte-americano do Minnesota, não surgiu por acaso, resultando de um autêntico "trabalho de restauro" levado a cabo pelos índios Shakopee Mdewakanton, uma tribo Sioux. Os índios Shakopee Mdewakanton têm, nos últimos anos, investido na terra parte dos lucros provenientes da gestão do casino de Mystic Lake, que funciona desde 1992 a cerca de 50 quilómetros da zona central de Minneapolis e é a maior sala de jogo do Minnesota, gerando milhões de dólares à tribo índia." [notícia completa]

2 comentários:

ALTINO MACHADO disse...

http://altino.blogspot.com/

O UOL e a BBC reproduzem hoje o furo internacional que este modesto jornalista deu com a reportagem publicada na semana passada por Terra Magazine sobre uma das últimas tribos isoladas da Terra, os "índios invisíveis", que foram fotografados em Feijó (AC) e reagiram a flechadas contra um avião.

- Altino, desde que a sua reportagem foi publicada no seu blog e em Terra Magazine, meu telefone não pára de tocar cinco minutos. São ambientalistas, advogados, amigos de faculdade e jornalistas de rádios, jornais e TVs do Brasil e do Exterior. Estou vivendo os meus 15 minutos de fama para chamar a atenção para a vulnerabilidade de nossa fronteira com o Peru, onde os madeireiros estão causando danos graves à floresta e aos índios isolados. O pior de tudo é que eu falo uma coisa e eles escrevem outras - disse o sertanista José Carlos dos Reis Meirelles.

A reportagem do UOL (leia), feita por telefone, a partir de São Paulo, sequer confere o crédito das fotos ao repórter fotográfico Gleilson Miranda, da Assessoria de Comunicação do Governo do Acre, mas à agência AP. Quer dizer que a AP está comercializando as fotos? Miranda não faria isso sendo funcionário do governo.

Por sua vez, quem diria, a BBC (leia) diz que as fotografias de um grupo isolado de índios na Amazônia foram divulgadas "pela primeira vez" por um funcionário da Funai, que sobrevoou a região em uma missão financiada pelo Governo do Acre.

Ninguém menciona que Terra Magazine foi a primeira a publicar reportagem e as tais fotografias. Como vocês podem ver, a sordidez e a má fé da imprensa perpassam Rio Branco, São Paulo e Londres.

Êta racinha miserável. Espera passar um tempo (cinco dias) e depois publica como se fosse furo deles. Seguem tratando a Amazônia como uma terra exótica, pois não aprofundam na questão que mais preocupa ao sertanista José Carlos dos Reis Meirelles Júnior, que é "O começo do fim da Amazônia peruana", publicado por Terra Magazine antes do furo internacional de sua reportagem.

Leiam a mensagem que recebi hoje do jornalista Tom Phillips, correspondente no Brasil do diário inglês The Guardian:

- Caro Altino, tudo bem com você? Você tem o contato do José Carlos dos Reis Meirelles Júnior por acaso? Um grande abraco.

E assim foram dezenas de outros pedidos de contato com o sertanista que atendi por causa da reportagem sobre os índios isolados. Os russos são honestos. Confira aqui. Ou o brasileiro José Murilo Júnior, do Global Voices.

O episódio me fez lembrar de outra reportagem que foi um furo internacional: o incêndio de Roraima, em março de 1998, quando eu era correspondente da Folha em Manaus. Ao encontrar comigo em Boa Vista, o correspondente do Le Monde no Brasil à época foi logo se explicando:

- Meu caro, usei o seu relato todo e foi a primeira vez que o Brasil foi manchete do jornal.

O pessoal que faz "recortagem" a partir do que escrevo já tinha feito o mesmo comigo no começo deste mês. Leia o post "Bonito de ver e muito singular".

http://altino.blogspot.com/

L.G. disse...

http://indios.blogspot.com/2008/06/o-seu-seu-dono.html