sábado, novembro 15, 2008

Pré-lançamento e-sítio AMAZOÉ

[Mensagem recebida da AMAZOÉ]
Caros amigos, companheiros de indigenismo e parceiros de jornalismo ambiental,
Estamos lançando a página eletrónica do AMAZOÉ-Apoio Mobilizado ao Povo Zo'é e Outras Etnias, proposta pensada desde 2003 por um pequeno grupo de profissionais atuantes junto so povo Zo'é.
Trata-se de um recurso midiático bem simples e básico, até por nossas limitações técnicas, mas que se pretende como um espaço alternativo e público de discussões e reflexões em torno das condições dramáticas nas quais tem subsistido-ou não - os últimos povos autônomos da Amazônia e do planeta.
Ancoramos a proposta em nossa atuação e vivência prática junto aos Zo'é - noroeste do Estado do Pará-Amazônia Brasileira - que nos últimos dez anos têm vivido uma experiência ímpar de "contato monitorado", através da Frente e Proteção Etnoambiental Cuminapanema-CGII-FUNAI.
Mas justamente a ausência de voz pública dos povos chamados "isolados, ocultos, autônomos, invisíveis", entre tantos rótulos e alcunhas, e de divulgação de materiais informativos que estimulem às sociedades nacionais ao reconhecimento de sua diversidade cultural e das perdas irrecuperáveis para todos nós quando cada uma destas minorias é destituída de seu direito à vida e a uma cultura e modos de ser próprios- nos leva a buscar maior informação, divulgação e reflexão sobre estas culturas em permanente risco.
Aguardamos de vossa parte as críticas, as sugestões e, sobretudo, a participação com materiais pertinentes, colaborando com a divulgação das questões e graves ameaças que pairam sobre os povos "isolados" e de "recente contato".
Acreditamos que é a conexão entre atuações individuais e consciência coletiva que poderá permitir a esperança ou sonho de um presente e um futuro mais digno e pleno não apenas para as minorias autônomas, mas para a sociedade humana como um todo, numa perspectiva holística.
Solicitamos, portanto, a divulgação para indivíduos, grupos e associações civis que respeitem e desejem a vida para as minorias e maiorias, para o meio-ambiente, para o planeta.
Cordialmente,
AMAZOÉ - Apoio Mobilizado ao Povo Zo'é e Outras Etnias
www.amazoe.org.br

1 comentário:

Apiwtxa disse...

Parabéns ao povo Zoé e aos outros povos, pela iniciativa.
Parabéns também ao Tupiniquim, pelo blog.
Gostaríamos de convidá-los para conhecer o nosso blog, o blog da Associação Ashaninka do Rio Amônia APIWTXA:
http://apiwtxa.blogspot.com