quarta-feira, junho 22, 2011

Calendário Indígena


Os índios brasileiros não tinham mais que rudimentos mínimos de um calendário, sem qualquer teorização ou padronização.
Conheciam apenas as quatro fases da lua e sua repetição cíclica, e notavam algumas mudanças, como as épocas de calor, chuva, frio, cheias dos rios, piracema, amadurecimento dos frutos. Não dividiam o dia em horas.

[...]


Calendários de outras culturas

5 comentários:

Joaquim Cunha da Silva disse...

Este texto esta subestimando a cultura indígena,ver Arqueoastronomia.

Germano B. Afonso profundo conhecedor de astronomia indígena fala do gnômom, relógio solar indígena.
No estado de Rondonia possui Geoglifos que estão descrevendo a Precessão,detalhes no blog EldoradoPaititi

Rosa Indigenista disse...

Certamente, o preconceito e desconhecimento já são evidentes na colocação verbal no passado...como se "os índios brasileiros" não mais existissem ou não mais detivessem conhecimento algum!Os índios brasileiros são portadores, sim, de inúmeros conhecimentos astronômicos e de diversos ciclos naturais que sequer conseguimos supor. A percepção de temporalidade não pode ser menosprezada apenas por "não dividir o dia em horas",afirmação totalmente questionável. Enfim, é muita ciência e conhecimento que se esvai a medida que os povos indígenas são desestruturados com as imposições da "nossa cultura, "nosso" tempo, "nossa" economia...Repetir tal discurso pretérito e desinformado só colabora com o preconceito!

F.S. disse...

Joaquim Cunha da Silva, obrigado pelas informações que nos prestou. Vão ser úteis. Rosa Indigenista, tem razão quanto aos seus reparos, que teremos de futuro em consideração. F.S.

Anónimo disse...

esse texto é bom mas falta coisas como mais caracteristicas e mais INFORMAÇOES...obrigada valew

Anónimo disse...

estamos pesquisando sobre calendario indigena ,quem inventou , q foi criado,as diferenças e nao achamos nada como podemos ser tao pobres de informasçoes sobrfe um povo q começou a nossa historia?sera q pode nos ajudar