quinta-feira, agosto 12, 2004

Retoma de Marãiwatsede impede degradação da área

Na FUNAI: "A equipe da Funai que deu suporte à reocupação de Marãiwatsede, na terça-feira (10), apreendeu ontem (11) um caminhão com 14 toras de madeira-de-lei retiradas do interior da Terra Indígena. O veículo foi interceptado no posto da Funai montado na área, quando tentava sair com a madeira. O motorista teve as madeiras e o seu caminhão apreendidos, foi autuado e responderá a inquérito na Policial Federal. Hoje pela manhã, em operação conjunta, equipes da Funai, Ibama e Polícia Federal localizou e fechou duas madeireiras clandestinas no interior da Terra Indígena. Uma, de médio porte, foi autuada em R$25 mil. Os proprietários e empregados da outra madeireira, esta de grande porte, abandonaram o lugar antes da chegada da força-tarefa. Desde terça-feira já se sabia da existência de três madeireiras actuando irregularmente na área. As denúncias sobre o corte ilegal de madeira foram feitas pelos próprios índios Xavante. As operações em busca de madeireiros que devastam a área continuarão por tempo indeterminado." [notícia completa]

Missão visita Terra Indígena Marãiwatsedé

No CIMI [Informe nº.626]: "Depois da decisão Supremo Tribunal Federal da última terça-feira (10) que concedeu ao povo Xavante da terra Marãiwatsedé, localizada no estado do Mato Grosso, o direito de retornar ao seu território de origem, a comunidade indígena receberá no próximo dia 17 o relator nacional para o Direito Humano ao Meio Ambiente, Jean-Pierre Leroy, nomeado pela Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais (Plataforma DhESC Brasil). A visita de Leroy tem o apoio do programa de voluntários da Organização das Nações Unidas (ONU). Através de observações, entrevistas e reuniões, o relator deve receber denúncias e investigar as situações de violações de direitos humanos naquela região. Leroy vai encontrar os Xavante em difícil situação, já que nas últimas duas semanas, depois de nove meses de espera pela decisão judicial que lhes deu direito ao retorno à sua terra, três crianças morreram de pneumonia e desnutrição e, no mesmo período, outras 14 foram internadas em hospitais com problemas de saúde." [notícia completa]

Brasil: Líder Pataxó é sequestrado e torturado

No CIMI: "Um grupo de homens armados seqüestrou e torturou a liderança indígena Pataxó, Adenilson Pereira da Conceição, porta-voz da Frente de Resistência e Luta Pataxó, da aldeia Alegria Nova, que fica no extremo sul do estado da Bahia. O crime aconteceu na tarde do último dia 6, quando Adenilson levava seus filhos à escola. Em seu depoimento à Polícia Federal a vítima disse que o policial conhecido como sargento Valcinho surgiu na estrada comandando um grupo de mais dez homens, abordando-o com revólver em punho. Sem motivos, Adenilson foi algemado, agredido com chutes e ameaçado durante três horas. Depois disso, conforme seu relato, Adenilson teria sido colocado em uma viatura da Policia Militar e levado para a delegacia do município de Prado, onde ficou em uma cela incomunicável durante 24 horas. A comunidade Pataxó está revoltada com o fato e teme por novas agressões, uma vez que os homens armados permanecem na estrada impedindo a passagem dos membros da comunidade indígena." [notícia completa]

Foi encontrado o corpo de um Índio Terena

No CIMI: "Na última terça-feira (10), foi encontrado na fazenda Santa Vitória, no município de Miranda, Mato Grosso do Sul, em avançado estado de decomposição o corpo de Jorge Antônio, índio Terena da aldeia Capão Babaçu, terra "Cachoeirinha". Mesmo sem a conclusão do exame de corpo delito, há indícios de que Jorge teria sido assassinado. A fazenda de propriedade de João Proença está localizada dentro da terra Terena e faz fronteira com a aldeia Capão Babaçu. Os Terena vinham acusando Proença de ameaçá-los através dos funcionários de sua fazenda. O Ministério Público e a Polícia Federal já foram comunicados sobre o caso." [notícia completa]

quarta-feira, agosto 11, 2004

Sites com lendas indígenas tentam explicar o universo

Na Folha Online: "Quando cruzaram o Atlântico, os europeus encontraram não apenas um novo mundo material mas também um novo reino mítico, cuja diversidade e riqueza nada ficam a dever às lendas do velho continente. Conhecer esse legado é hoje tarefa simples, pois boa parte desses mitos povoa o mundo virtual da internet. Uma introdução ao tema das lendas dos povos indígenas brasileiros é encontrada em groups.msn.com/LendoRelendo/. Apesar de o site ser simples, o conteúdo é bom. A lenda de Iara, sereia dos rios brasileiros, o mito da origem da mandioca e outros tópicos do folclore brasileiro estão neste site. Outra página que possui boa variedade de mitos é esta. Quem procura uma descrição bem resumida das lendas indígenas brasileiras pode acessar o endereço www.fundaj.gov.br/. Uma espécie de curso on-line sobre mitos indígenas pode ser encontrado aqui. Contos e lendas dos índios da América hispânica estão neste site(em espanhol). Em www.naya.org.ar/ (em espanhol), o internauta encontra um dicionário de mitos e lendas de índios latino-americanos. Quem busca textos acadêmicos sobre mitos incas, maias, astecas e dos índios da América do Norte deve acessar este site ou então este. Ambos estão em inglês. No site www.indians.org/ (em inglês), estão disponíveis dezenas de contos e lendas dos nativos norte-americanos. Também merece uma visita este endereço (em inglês). É um site de astronomia que traz, como adendo, versões mitológicas de vários povos sobre a origem do universo e dos astros." [Fonte: Folha de S.Paulo]

«Nossas raízes são a cultura indígena, e nosso tronco a luta zapatista»

Na ADITAL: "Durante os dias 6 e 7 de agosto foi realizado no Município Autônomo Zapatista "Ricardo Flores Magón", um encontro no qual se inaugurou a escola "Companheiro Manuel", erguida no coração da selva tzeltal, com a ajuda solidária do coletivo grego "Uma escola para Chiapas". Nesse encontro foram entregues os diplomas aos novos promotores de educação e saúde das comunidades que, depois de três anos de formação, regressam a seus povoados para contribuir a inventar, junto a eles, os caminhos "da verdadeira educação". O surrealismo mágico é o terreno de ação privilegiada do zapatismo. A "rebelião permanente" dos indígenas de Chiapas, que inaugurou o novo ciclo de revoluções na América Latina, provoca de maneira cotidiana a subversão do sentido comum, não apenas das direitas, mas também de muitas esquerdas conservadoras. Em plena Selva Lacandona, pode-se jogar uma partida de basquetebol entre uma equipe de jovens européias, e outra de promotoras de educação zapatistas. Sobre os aros que umas e outras tentam alcançar, distingue-se uma estrela vermelha no fundo pintado de negro. Ambas equipes buscam a estrela vermelha. Ao redor da cancha, rumo a qualquer uma das latitudes, pode-se ver selva e montanha. Em um cenário, um conjunto local "dispara" rancheiras e canções revolucionárias. Um pouco mais afastados, em distintos postos, as mulheres e homens da comunidade, vendem pamonhas, empanadas, pão, café, arroz de leite. Em uma tenda, um grupo de mulheres vende artigos com imagens desenhadas pelo "Coletivo Municipal Serigrafia Zapatista Ricardo Flores Magón". Dizem as etiquetas que dão crédito a sua origem: "Camisas desenhados e elaborados diretamente pelas mulheres e homens tzeltales Bases de Apoio do EZLN. Com cultura, memória e histórias de luta. Para a Resistência Indígena. Chiapas. México". [reportagem completa]

Retomada da Terra Indígena Marãiwatsedé no Mato Grosso coincide com decisão do STF favorável ao Povo Xavante

Na COIAB: "Mais de 500 guerreiros Xavante, da Terra Indígena Marãiwatsedé (Suiá-Missú), no município de Alto da Boa Vista, no Vale do Araguaia, estado de Mato Grosso, acompanhados de crianças, mulheres e anciãos decidiram na terça-feira, 10 de agosto, retomar a terra que tradicionalmente lhes pertence. A ação coincidiu com a decisão da 2.ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que por unanimidade, deu na tarde do mesmo dia provimento ao Recurso Extraordinário n.° 416144, interposto pelo Ministério Público Federal, em favor da manutenção da liminar da 5.ª Vara da Justiça Federal em Mato Grosso, que havia determinado o retorno dos Xavante à Terra Indígena. A liminar havia sido derrubada em 15/10/2001 por decisão unânime da 5.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, localizado em Brasília ? DF, sob o entendimento de haver dúvidas quanto à caracterização do local como terra de ocupação tradicional indígena, e dada a existência de "conflito social" decorrente da presença de índios e posseiros no mesmo território. A decisão do STF certamente considerou o fato da área indígena já ter sido declarada de ocupação tradicional em 1993 e devidamente homologada no dia 11 de dezembro de 1998, por Decreto presidencial." [notícia completa] [notícia na Folha Online]

terça-feira, agosto 10, 2004

Supremo Tribunal Federal garante retorno dos Xavante à T.I. Marãewatsedé

No CIMI: "A 2.ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, deu na tarde de hoje provimento ao Recurso Extraordinário n.° 416144, interposto pelo Ministério Público Federal, em favor da manutenção da liminar da 5.ª Vara da Justiça Federal em Mato Grosso, que havia determinado o retorno da comunidade Xavante à Terra Indígena (T.I.) Marãewatsedé, também conhecida como Suyá Missu, no município de Alto Boa Vista, no Mato Grosso. A liminar fora concedida nos autos da Ação Civil Pública n.° 950000679-0/MT, proposta em 1995 pelo Ministério Público Federal, tendo a União e a Funai como litisconsortes ativas. Havia sido derrubada em 15.10.2001 por decisão unânime da 5.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, localizado em Brasília (DF), nos autos do Agravo de Instrumento nº 2000.01.00.135200-1/MT, interposto por Adelino Francisco e outros. À época a Turma havia entendido haver dúvidas quanto à caracterização do local como terra de ocupação tradicional indígena, e concluiu ser "factor de conflito social" a permanência de índios e posseiros no mesmo território. O Ministério Público Federal, em seu Recurso Extraordinário, observou que a área já havia sido objeto de Portaria Declaratória da ocupação tradicional indígena em 1993, e que em 11.12.1998 sua demarcação havia sido homologada por Decreto do Presidente da República, não restando mais dúvidas quanto ao facto de ser de ocupação tradicional indígena. Argumentou também que "impedi-los de ocupar esse território importa em subtrair-lhes o direito à sua auto-referência, à vida significativamente compartilhada, e condena-los, ao fim e ao cabo, ao próprio degredo, por a tanto equivaler a vida em local cujos valores culturais são de todo incompreensíveis." Impedidos pela decisão do TRF-1, de voltar às suas terras, os Xavante passaram acampar a 1 Km da T.I., às margens da Rodovia BR 158, onde se encontram até hoje. Recentemente, as péssimas condições de vida no local ocasionaram a morte de 03 crianças entre 0 a 03 anos, e a internação de outras 14, com sintomas de pneumonia e desnutrição." [notícia completa]

PGR recorre de decisão do STF que impede demarcação de reserva indígena

No CIMI: "O procurador-geral da República, Claudio Fonteles, interpôs recurso de agravo no Supremo Tribunal Federal (SL 38) contestando a decisão da ministra Ellen Gracie que negou a suspensão de liminares que impedem a demarcação da Área Indígena Raposa Serra do Sol de forma contínua e com a posse permanente para os índios, como determina a Portaria 820/98 do Ministério da Justiça. A ação popular, com pedido de liminar, proposta por Silvino Lopes da Silva contra a portaria foi deferida parcialmente, em primeira instância, impedindo que núcleos urbanos e rurais já constituídos, equipamentos, instalações e vias públicas federais, estaduais e municipais fossem incluídos na área indígena. Contra essa decisão o Ministério Público Federal e a comunidade indígena maturuca interpuseram agravos de instrumento que foram negados pela desembargadora federal Selene Maria de Almeida. Ela ainda ampliou a suspensão dos efeitos da portaria excluindo da reserva a faixa de fronteira, o Parque Nacional Monte Roraima, os imóveis com propriedade ou posse anterior a 1934 e as plantações de arroz irrigado." [notícia completa]

segunda-feira, agosto 09, 2004

Gripe, tuberculose e pneumonia atingem xavantes acampados em rodovia

No Rota Brasil Oeste [Agência Brasil]: "O administrador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Goiânia, Edson Beiriz, alertou hoje sobre o estado de saúde dos cerca de 500 índios xavantes Marãiwatsede acampados há quase um ano na BR 158, em Mato Grosso. Em duas semanas, três crianças morreram e outras 14 foram internadas em hospitais da região. "Cerca de um terço do grupo tem algum tipo de doença. As mais comuns são gripe, tuberculose, pneumonia e desnutrição", revela Beiriz, que está na região desde sexta-feira. "As crianças e os velhos sofrem mais. Todas as crianças - cerca de 120 - estão gripadas." Dois médicos e uma enfermeira da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foram enviados ao acampamento. Mas o excesso de poeira e a falta de água filtrada dificultam o tratamento. Os índios, por sua vez, se recusam a ir para o hospital. "Esse grupo só está em contato com os brancos há 50 anos. Foram os últimos xavantes descobertos. As mulheres e os mais velhos nem falam português", explica o administrador da Funai. "A única solução é retirá-los daqui." Os xavantes Marãiwatsede se recusam a sair da BR 158 até que a Justiça derrube as liminares concedidas a fazendeiros e autorize a entrada na reserva indígena, destinada a eles por decreto assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, a reserva está ocupada por cerca de 400 famílias de posseiros, fazendeiros de soja e madeireiras clandestinas." [notícia completa]

Rigoberta Menchú escreve à ONU no Dia Internacional dos Povos Indígenas

Na ADITAL: "Desde a cidade da Guatemala, no Dia Internacional dos Povos Indígenas e a poucos meses da conclusão do Decênio Internacional dos Povos Indígenas, a Prêmio Nobel da Paz, Rigoberta Menchú Tum, fez um pronunciamento dirigido ao secretário general da ONU, Kofi Annan. "As condições às quais se enfrentam os povos indígenas não admitem postergações, pois, do contrário, continuarão engrossando as fileiras dos mais desprotegidos, dos mais excluídos e dos mais esquecidos", enfatizou." [Carta integral] [notícia no CIMI]

Povos Mapuche no Chile denunciam conflitos territoriais e violações

Na ADITAL: "A coordenação de organizações e identidades territoriais Mapuche, que agrupa mais de 20 organizações referentes deste povo, fizeram circular o documento "Conflitos territoriais, violação aos direitos humanos não cumprimento das obrigações do Estado com o Povo Mapuche no Chile", durante o 56º período de sessões da Subcomissão de Promoção e Proteção dos Direitos Humanos no Escritório das Nações Unidas em Genebra, Suíça, que acontece desde 26 de julho até 13 de agosto de 2004. Nela, estão sendo analisados diversos aspectos sobre violação dos direitos humanos e as liberdades fundamentais, em particular a política de discriminação racial e de segregação, em todos os países e em especial nos países e territórios coloniais e dependentes. O documento contém um quadro geral sobre os processos de transformar em demanda judicial e de incriminar as demandas Mapuche e da perseguição de que são objeto integrantes deste Povo originário. O texto solicita também ao governo do Chile uma anistia geral aos denominados presos políticos mapuche e que afeta atualmente a numerosas pessoas ante a aplicação de leis repressivas especiais como antiterrorista e de segurança interior do Estado. E faz menção a casos particulares sobre condenações de presos políticos Mapuche, que afetam inclusive autoridades tradicionais deste povo." [notícia completa]

Direitos Humanos: ONU preocupada com marginalização de povos indígenas

Na LUSA: "Genebra, 09 Ago (Lusa) - Os povos indígenas do mundo estão entre os mais marginalizados da sociedade, vivendo excluídos e alvos de discriminação e perseguições, de acordo com um relator especial das Nações Unidas. Em comunicado divulgado por ocasião do Dia Internacional das Populações Indígenas, comemorado hoje, o relator especial da Comissão de Direitos Humanos da ONU para a situação dos povos indígenas, Rodolfo Stavenhagen, considera que chegou o momento de tomar medidas concretas para resolver o problema. "Apelo a todos os governos para que façam avanços significativos no seu empenho em melhorar as condições humanas e de vida das populações indígenas", afirma na nota. "A retórica deve ficar pelo passado, hoje precisamos é de acção", sustenta, defendendo que um tratado internacional sobre os direitos dos povos indígenas "seria um passo crucial nesse sentido". Relembrando que termina este ano a década dedicada aos povos indígenas, Stavenhagen sustenta que apesar dos progressos é "desencorajador ver os obstáculos que as populações continuam a enfrentar" no seu dia a dia. "Apesar dos avanços nos padrões internacionais de direitos humanos, a perseguição contra activistas de direitos humanos indígenas continua", explica. Como exemplo cita o recente assassínio de um activista indígena colombiano, Fredy Árias, "brutalmente assinado" no passado dia 04 de Agosto, "alegadamente por um membro de um grupo paramilitar". Dados das Nações Unidas confirmam que pobreza, doença, exclusão, abuso e discriminação continuam a marcar a vida de uma fatia significativa das populações indígenas mundiais. Contas das Nações Unidas indicam que 200 países do mundo têm mais de cinco mil grupos étnicos, sendo que em dois terços deles as minorias representam mais de 10 por cento da população. Estimativas indicam que há mais de 300 milhões de pessoas "indígenas" em todo o mundo, representando 4.000 línguas em 70 países. Na América Latina, os 50 milhões de indígenas representam 11 por cento da população e na Bolívia e Guatemala, especificamente, quase metade. Note-se, ao mesmo tempo, que em dois séculos os povos indígenas passaram de um controlo quase total dos ecossistemas da terra para terem o direito legal do uso de apenas seis por cento do território do planeta. A base de dados Minorias em Risco, que analisa a exclusão de pessoas e grupos com base na identidade cultural, estima que até uma em cada sete pessoas, ou cerca de 900 milhões de pessoas "pertencem a grupos que são discriminados, ou prejudicados como resultado da sua identidade, enfrentando a exclusão cultural, económica e política". Cerca de 518 milhões dessas pessoas pertencem a grupos que enfrentam a exclusão de modo de vida, incluindo restrições de religião, língua, cerimónias e de aparência, incluindo muitos povos indígenas da América Latina e os ciganos em regiões da Europa do Leste." [notícia completa]

Brasil: Índios Xavante em pé de guerra com os fazendeiros em Mato Grosso

Na LUSA: "São Paulo, Brasil, 09 Ago (Lusa) - Índios da tribo Xavante, no norte do Brasil, ameaçaram usar a força se, até quarta-feira, os fazendeiros brancos que ocupam as suas terras não as abandonarem, foi hoje anunciado oficialmente. "Está iminente um conflito" junto à Reserva de Maraiwatsede, no estado do Mato Grosso, a 1.600 quilómetros de São Paulo, adverte a Fundação Nacional do Índio (Funai) num comunicado distribuído hoje. Mais de 500 índios Xavante estão acampados há mais de nove meses junto da reserva exigindo que lhes sejam devolvidas as suas terras. A Reserva Maraiwatsede foi concedida aos índios pelo governo federal, em Brasília, em 1998, mas fazendeiros ocuparam uma série de zonas da reserva. Em 2001 um tribunal do estado do Mato grosso autorizou os fazendeiros a manterem-se nas terras. A tribo Xavante, apoiada pela FUNAI, recorreu da sentença mas continua a aguardar uma decisão final. "Os índios estão a perder a paciência com os fazendeiros brancos que ocupam partes da reserva e se recusam a sair", indicou uma fonte da FUNAI. Responsáveis do governo receiam que possa repetir-se o incidente registado em Abril na Rondónia, também na Amazónia, quando tribos índias massacraram 29 garimpeiros que procuravam diamantes em território de uma reserva índia. Existem hoje no Brasil cerca de 215 etnias índias conhecidas e 20 outras ainda não contactadas, num total de 350 mil pessoas, ou seja 0,2 por cento da população do Brasil. O governo brasileiro em 1988 criou 739 reservas para os índios mas apenas metade delas foi delimitada. A população índia que no século XVI estava estimada em cinco milhões sofreu uma redução drástica a partir de 1970, quando foi construída a estrada transamazónica numa época em que o governo militar tentou povoar a Amazónia." [notícia completa]

domingo, agosto 08, 2004

Índios xavante dão prazo para retomar reserva de posseiros

Na Folha Online: "Os índios xavante, acampados na BR-158, em Mato Grosso, deram um prazo até o retorno de duas crianças --vivas ou mortas-- que estão hospitalizadas em estado grave há uma semana vítimas de pneumonia e desnutrição, para entrar na reserva Marãwatsedé, ocupada por posseiros. Na semana passada, três crianças morreram. Segundo Edson Beiriz, administrador da Funai (Fundação Nacional do Índio), em Goiânia, e coordenador das ações da fundação junto à comunidade Xavante, os índios consideram que a doença e morte das crianças são conseqüência da situação em que eles vivem há nove meses, quando passaram a morar em acampamentos na beira da estrada, enquanto a terra está ocupada por posseiros. "A cultura deles está totalmente comprometida. Eles não estão se alimentando com o que é próprio da sua cultura, da caça e da pesca. Estão vivendo de doação de cestas básicas", informou. O administrador da Funai disse que as crianças estão expostas a toda sorte de perigo na estrada, recebendo desde fumaça de caminhão até hábitos que fogem àquilo a que estão habituadas. O ameaça de invasão da reserva se intensificou ontem (31), quando as três crianças mortas foram enterradas na BR, que foi interditada pelos xavante. "Conseguimos negociar que os índios aguardem até a volta das crianças. Será o limite para que eles retornem à terra que pertence a eles", disse o administrador. O conflito entre índios e fazendeiros envolve uma área de 165 mil hectares. Entre os anos 63 e 66 os índios xavante da área Marãwatsedé foram deportados em aviões da FAB para o cerrado da Bacia do Rio das Mortes. Passaram por diversas outras aldeias, mas não conseguiram se adaptar a nenhuma delas. Na operação morreram 90 índios. Os xavante manifestaram a necessidade de retornar à área onde nasceram, e um decreto do então presidente Fernando Henrique Cardoso reconheceu a área como reserva de usufruto exclusivo dos índios. Em outubro do ano passado, eles resolveram retornar às origens, mas foram impedidos por uma ponte caída e estrada bloqueada por fazendeiros." [notícia completa]

Acusados de executar Aldo Macuxi são pronunciados ao Tribunal do Júri Federal

No CIR [03/08/2004] "A Primeira Vara da Justiça Federal de Roraima, julgou procedente a denúncia do Ministério Público para pronunciar ao Tribunal do Júri Federal, os acusados pela execução do índio macuxi, Aldo da Silva Mota, ocorrida em de 2003. Os réus Francisco das Chagas Oliveira da Silva e seus empregados Elisel Martin e Robson Gomes, responderão por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. A denúncia do Ministério Público Federal apontou o fazendeiro e atual vereador do Município de Uiramutã, Francisco das Chagas, conhecido por "Chico Tripa" como mandante do crime e, junto com seus vaqueiros Elisel Martin e Robson Gomes, responderão como incursos nas penas do "Art 121, § 2º, IV e Art 211 c/c Art 29, do Código Penal". A sentença foi assinada pelo juiz Helder Girão Barreto, no dia 13 de julho de 2004. As advogadas, Joênia Wapichana (do Conselho Indígena de Roraim) e Michel Mary Maycon, do escritório Greenhalgh de advogacia, atuam na assistência da acusação. Provavelmente o Tribunal do Júri Federal se reúna somente em 2005 para analisar o caso. O inquérito da Polícia Federal concluído em julho de 2003, indiciou os dois vaqueiros, primeiramente na Ação Penal por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Posteriormente o Ministério Público Federal aditou a denuncia e incluiu o fazendeiro e vereador "Chico Tripa", como mandante do crime." [notícia completa] [notícia no CIMI]

Xavantes ameaçam entrar em terra na quarta-feira

No Rota Brasil Oeste: "Os índios xavantes ameaçam entrar, na próxima quarta-feira, em uma terra no Mato Grosso, homologada como terra indígena em 1998. Expulsos do local há quase 40 anos, os xavantes estão dispostos a retornar à região e enfrentar fazendeiros e posseiros, protegidos por liminares judiciais. A tribo está armada com flechas e bordunas. Em entrevista à Agência Brasil, o irmão do cacique Damião, Jonas Marãiwatsede, disse que a tribo já não acredita em uma ação do governo federal ou da Justiça. "Não podemos esperar que eles (os fazendeiros) destruam o cerrado inteiro para depois entrar lá", defende Jonas, 47 anos. "Todo mundo já sabe que aquela terra é dos xavantes. Eu nasci lá, eu sou proprietário. Os lutadores podem morrer. Mas os netos e filhos vão viver lá." Acampados há 11 meses na rodovia BR-158, os Marãiwatsede enfrentam condições precárias de sobrevivência. No próximo dia 17, uma comitiva da ONU visita o local onde, nas últimas duas semanas, três crianças morreram e outras 14 foram internadas com desnutrição e pneumonia. No grupo de quase 500 pessoas, estão cerca de 120 crianças. De acordo com o administrado da Fundação Nacional do Índio (Funai), Edson Beiriz, os xavantes estão vivendo em condições precárias, alimentando-se com cestas básicas doadas pela instituição e utilizando água sem tratamento de um córrego. "A possibilidade de conflito é iminente", alerta." [notícia completa]

sexta-feira, agosto 06, 2004

Indígenas repudiam política indigenista do Governo Lula

Na ADITAL: "A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), as maiores organizações indígenas do país, se unem para repudiar o descaso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para com os direitos dos povos indígenas do Brasil. No manifesto de repúdio contra a Política Indigenista do Governo Lula, ambas as organizações listam alguns casos de violação dos direitos dos povos indígenas do Brasil, principalmente do direito territorial (Raposa Serra do Sol, em Roraima; Suiá-Missú, do povo Xavante, em Mato Grosso; situação fundiária das terras indígenas no nordeste). Registram o fracasso da mesa de negociação instalada durante a audiência com o presidente Lula, no dia 10 de maio de 2004; criticam a falta de uma nova política indigenista; e lamentam que o governo brasileiro encerre dessa maneira a Década Internacional dos Povos Indígenas, "instituída pelas Nações Unidas para que os governos se empenhassem na resolução dos problemas históricos de violação dos direitos humanos e coletivos dos povos indígenas". O manifesto conclui convocando a todos os aliados e parceiros e defensores dos direitos dos povos indígenas, "para que repudiem o retrocesso que caracteriza a política indigenista do governo do presidente Lula, e exijam do mesmo um comportamento à altura dos compromissos que durante mais de duas décadas assumiu junto aos povos e organizações indígenas do Brasil". [notícia completa] [notícia no Conselho Indigenista Missionário (CIMI)]

ONU vai investigar violação de direitos humanos contra Xavantes

http://www.midiaindependente.org/No Rota Brasil Oeste: "Uma comitiva da Organização das Nações Unidas (ONU) virá ao Brasil no dia 17 para verificar denúncias de violação de direitos humanos na tribo xavante Marãiwatsede, acampada há nove meses na BR 158, no Mato Grosso. Nas últimas duas semanas, três crianças xavante morreram vítimas de pneumonia e desnutrição. Outras 14 estão internadas nos hospitais da região. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a comitiva de 15 pessoas será liderada pelo relator Nacional para o Direito Humano ao Meio Ambiente, Jean Pierre Leroy. Serão percorridas ainda outras áreas indígenas do estado. No dia 24, ocorrerá uma audiência pública sobre o assunto em Cuiabá. O presidente substituto da Funai, Roberto Aurélio Lustosa, acredita que a visita da ONU é uma prova da importância que a comunidade internacional dedica à questão. "Espero que essa ação contribua para despertar a opinião pública para uma crise humanitária grave, que tem penalizado, sobretudo, as crianças", diz Lustosa." [notícia completa]

Estado argentino é acusado de ignorar demandas indígenas

Na ADITAL: "Falta uma política clara e comprometida com o cumprimento dos direitos dos povos originários reconhecidos pelo Estado argentino", denuncia Anna Suárez Smink, responsável, até o mês passado, pelo Registro Nacional de Comunidades Indígenas (Renaci), no Instituto Nacional de Assuntos Indígenas (Inai) do país. Smink pediu demissão por não concordar com a política indigenista do Governo de Néstor Kirchner, que, para ela, não pode contrariar interesses económicos e políticos que o mantém no poder para acolher as demandas dos povos autóctones. "Minha renúncia é uma expressão de cansaço e de perda de esperanças de que, com essa instituição, se possa contribuir para modificar algo da realidade atual dos povos indígenas", desabafa." [notícia completa]

quinta-feira, agosto 05, 2004

ONU investiga violação de direitos humanos em Marãiwatsede

Na FUNAI: "O representante da Organização das Nações Unidas (ONU) e Relator Nacional para o Direito Humano ao Meio Ambiente, Jean Pierre Leroy, juntamente com uma comitiva de 15 pessoas, visitarão o acampamento dos índios Xavante, nas proximidades da Terra Indígena Marãiwatsede, em Mato Grosso, entre os dias 17 e 19 de agosto. O grupo vai verificar denúncias sobre o conflito fundiário e a violação dos direitos humanos indígenas. Em razão de decisões judiciais, os Xavante estão acampados há nove meses numa faixa de terra localizada na rodovia BR 158, perto do município de Alto Boa Vista (MT), sem direito de ocupar a área que já foi reconhecida como tradicional e homologada. Os 480 índios, entre eles, aproximadamente, 120 crianças, incluindo recém-nascidos, têm sobrevivido com 400 cestas básicas doadas mensalmente pela Funai. Nos últimos dias, três crianças faleceram, vítimas de pneumonia, apresentando ainda quadro de desnutrição. Até o momento, outras 14 permanecem internadas em hospitais da região com sintomas semelhantes. Equipes médicas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), após gestões da Fundação junto ao órgão, foram enviadas à área para prestar atendimento. Esse é o quadro que o representante da ONU e sua equipe encontrarão em Marãiwatsede. A missão pretende também ouvir depoimentos dos índios e promover reuniões com entidades da sociedade civil. Serão percorridas ainda outras áreas indígenas do estado. A previsão é a realização de uma audiência pública em Cuiabá, dia 24. O presidente substituto da Funai, Roberto Aurélio Lustosa afirma que a visita da comitiva à Terra Indígena Marãiwatsede demonstra a importância que a comunidade internacional vem dedicando à questão histórica da área. Lustosa espera que essa ação contribua para despertar a opinião pública para uma crise humanitária grave, que tem penalizado, sobretudo, as crianças. Uma das ações da comitiva constitui na elaboração de um relatório, que será encaminhado a diversos órgãos públicos ligados à questão indígena e aos direitos humanos e que servirá de base para outro relatório enviado às Comissões de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) e ONU." [Fonte: FUNAI]

quarta-feira, agosto 04, 2004

Entidade denuncia perseguição contra menor indígena em Chiapas

Na ADITAL: "O Centro de Direitos Humanos Fray Bartolomé de las Casas denuncia que Ramón Patishtán González, indígena Chamula de 14 anos de idade, enfrenta agora um segundo julgamento. Segundo o Centro, espera-se, nestes dias, a resolução final do Conselho de Menores de Tuxtla Gutiérrez, dependente do Poder Executivo. Ramón Patishtán González, de 14 anos, ficou à disposição do Conselho de Menores Infratores do Estado e foi internado na Unidade Encarregada da Prevenção e Tratamento de Menores do Estado em Finca Villa Crisol do Município de Berriozábal, Chiapas, quando foi detido no dia 28 de janeiro do ano passado, junto com outros quatro indígenas. As imputações existentes contra ele consistiam, segundo a Procuradoria de Justiça do Estado, em haver planejado e executado a morte de duas pessoas no dia 26 de janeiro de 2003, e de haver matado no dia da prisão a outros cinco." [notícia completa]

terça-feira, agosto 03, 2004

Colômbia: Depois do deslocamento, índios wayúu ganham cidadania

Na ADITAL: "Uma missão desenvolvida pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) está levando um pouco de cidadania aos índios Wayúu, o mais numeroso dos povos indígenas do país, que habita a península de La Guajira, mais precisamente em "El Paraíso", norte da Colômbia, no extremo mais setentrional da América do Sul. A campanha de documentação vai emitir cerca de 10.000 documentos de identidade e está sendo realizada desde o último dia 11 de julho, se estendendo até o próximo dia 17 de agosto, ajudando assim essas pessoas a exercer seus direitos como cidadãos. Ao ter acesso à sua documentação, os cidadãos obrigatoriamente terão a proteção e assistência do Estado. A península de La Guajira é uma região cálida e árida que, no passado, foi bastante visitada por corsários ingleses, franceses e holandeses para contrabandear mercadorias, como sal e pérolas das Índias Ocidentais. Os indígenas, que habitam a região do alto de Guajira, são conhecidos na Colômbia não somente como a etnia mais numerosa, mas também por suas características de viajantes e comerciantes de todos os tipos de mercadorias. Até hoje, guardam com cuidado o segredo e o controle de muitas rotas comerciais. São chamados de contrabandistas, pois, para eles, os limites geográficos entre a Colômbia e Venezuela só existem nos mapas. Esse povo viveu durante muitos anos à margem dos efeitos da guerra interna colombiana, que já dura 40 anos. O único tipo de violência era entre os próprios clãs Wayúu. Mas essa situação mudou a partir do dia 18 de abril de 2004, quando um numeroso grupo de homens armados chegou até a pequena aldeia de Puerto Portete, onde aproximadamente 50 famílias Wayúu viviam da pesca e da cobrança de pedágio das lanchas e botes de carga que regularmente trazem mercadorias de contrabando até a baía. Alguns defendem que esse foi o preço por assegurar as rotas de tráfico na região. Vários Wayúu foram mortos. Os testemunhos locais falam de 12 pessoas mortas e 30 desaparecidos. O massacre provocou o êxodo a outras partes de La Guajira e a zonas mais distantes como Maracaibo, na Venezuela." [notícia completa]

Indígenas bloqueiam estrada no interior do Maranhão

Na Folha Online: "Um grupo de índios da etnia guajajara bloqueou por cerca de 36 horas a rodovia BR-226, que liga os municípios maranhenses de Grajaú e Barra do Corda. A rodovia foi reaberta às 16h20, segundo informação da Polícia Rodoviária Federal. Os índios fizeram o protesto por não concordar com nova política de gerenciamento de recursos destinados ao atendimento à saúde indígena, feito pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Segundo o chefe de um dos núcleo da Funai (Fundação Nacional do Índio), em Barra do Corda, Osvaldo Amorim, os repasses estão atrasados há quatro meses. Segundo Amorim, os índios concordaram em liberar a estrada com a promessa de discutir o problema com a Funasa. A procuradora federal Carolina Mesquita disse que os índios fizeram o protesto contra a realização de uma auditoria nas contas das ONGs (organização não-governamental) que até o início do ano eram responsáveis por administrar os recursos repassados pela Funasa para a saúde indígena. "Eles [os índios] não aceitam a auditoria e, por isso, fizeram o protesto. Na verdade, não são todos os índios, são alguns que insuflam o grupo", disse Mesquita." [notícia completa]

segunda-feira, agosto 02, 2004

Brasil: Entidades indígenas querem ser incluídas na discussão sobre BR-163

Na ADITAL: "A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) enviou uma carta à equipe presidencial pedindo a realização de uma consulta específica para os povos indígenas sobre a BR-163, uma vez que estes povos representam um dos segmentos mais afetados pelo projeto de asfaltamento - que vai do município de Cuiabá, Mato Grosso, à Santarém, no Amazonas - e pelo Plano BR-163 Sustentável, que estão em vias de serem concretizados. A Assessoria de Imprensa da Coordenação informou que, até o momento, o governo não enviou nenhuma resposta ao pedido, embora esperem uma informação até o final desta semana. A Coiab tem um escritório instalado em Brasília e está esperando uma posição do governo com relação ao assunto. Mas, segundo acrescentou, independente de uma resposta do governo, a Coordenação está disposta a realizar um encontro com as organizações indígenas para debater o assunto da BR-163 e os possíveis danos que as obras vão trazer às populações que moram nas áreas que serão afectadas." [notícia completa]

Indígenas dirigem radio educativa em guarani

Na ADITAL: "Índios da reserva Amambaí, a cerca de 350 quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, implementam programa pioneiro de educação para populações nativas, em que os próprios indígenas dirigem a iniciativa e os conteúdos são ministrados na língua materna, o guarani. Trata-se da rádio mantida pela escola municipal Coroa Sagrada, que conta com programação completa na principal língua indígena da porção social do continente americano. A emissora faz parte do Projeto Educom.rádio, uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (USP) e a Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul. Além desta escola, outras 69 passam pelo processo de capacitação no Centro-oeste, sendo 20 professores do Mato Grosso, 30 de Goiás e 20 do Mato Grosso do Sul. O curso de capacitação dos professores é online, feito por meio do site www.educomradio.com.br/centro-oeste. "Por uma plataforma virtual, dialogamos com os professores. Há um tutor para cada estado. Além disso, profissionais de comunicação com conhecimento de rádio passaram por escolas urbanas, quilombolas e aldeias indígenas dando mais informações", afirma Ismar Soares, coordenador do núcleo da Universidade de São Paulo responsável pela capacitação dos professores para o programa de rádio." [notícia completa]

Após mortes de crianças, xavantes fecham rodovia em Mato Grosso

Na Folha Online: "Acampados como sem-terra às margens da rodovia BR-158, em trecho sem asfalto e a 1.100 km de Cuiabá, na cidade de Alto Boa Vista, cerca de 450 índios xavantes montam barreira na estrada e cobram pedágio de motoristas e caminhoneiros desde quinta passada, após as mortes de três crianças índias. Um recém-nascido está internado em estado grave no hospital da cidade vizinha. As crianças morreram devido a doenças respiratórias causadas pela poeira que carros e caminhões levantam na estrada, segundo a técnica em enfermagem da Funasa (Fundação Nacional da Saúde) Gleiner Pinheiro Yamal, que trabalha no acampamento. Os índios moram em 43 barracas de lona cobertas por folhas de palmeira a 1 km da terra indígena Marãiwatsede, de 175,2 mil ha. Essa área foi homologada como terra dos xavantes em 11 de dezembro de 1998 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. As terras, porém, estão com posseiros por decisão tomada em 2001 pelo juiz José Pires da Cunha, da 5ª Vara Federal de Cuiabá. "Há noves meses, os xavantes permanecem acampados igual aos sem-terra", disse o administrador regional da Funai (Fundação Nacional do Índio), Edson Silva Beiriz. No sábado, os índios fizeram uma cerimônia de enterro das crianças e colocaram as cruzes. A Agência Folha acompanhou. Os meninos Djean, 1, Geraldo, 2, e José Vildo, 1, foram enterrados dentro da terra indígena, a 15 metros do marco inicial da demarcação feita pelo governo federal. "A Justiça em Mato Grosso está sendo injusta com os xavantes. O caminhão passa aqui e levanta muita poeira, e as crianças ficam doentes", afirmou o xavante Manoel Dabobowari, 88. No sábado à tarde, ele chorava na sepultura do neto, um dos meninos mortos." [notícia completa]

Deixaram de Nascer Meninos Entre Indígenas Canadianos

No PÚBLICO: "Entre os Aamjiwnaang, no Canadá, adivinhar o sexo de uma criança que está para nascer é hoje uma tarefa facilitada, pois com um elevado grau de certeza o bebé deverá ser uma menina. Nos últimos anos, numa reserva indígena na província de Ontário, por cada rapaz nascem duas raparigas. Ainda não há explicações certas para o fenómeno, embora os locais apontem o dedo à elevada concentração de empresas químicas nas vizinhanças. Segundo a edição de sábado do jornal canadiano "Globe and Mail", no ano passado nasceram nove rapazes e 19 raparigas, enquanto no ano anterior foram dez meninos para 21 meninas. Desde 1993 que o sexo feminino se impôs nos registos de nascimento, contrariando, assim, o que costuma ser a regra na reprodução humana. E enquanto os meninos se queixam de cada vez terem menos amigos da sua idade para brincar, consequências mais graves começam a causar preocupação: o número de abortos espontâneos aumentou, assim como os casos de crianças com problemas de desenvolvimento. Perto da reserva existe um importante complexo industrial de química e os olhos estão a começar a virar-se para estas empresas, em busca de culpados. Em muitos dos países industrializados onde se têm estudado as taxas de natalidade verifica-se que a percentagem de meninos nascidos tem vindo, desde os anos 70, a descer ligeiramente." [notícia completa]

sábado, julho 31, 2004

México: Repressão garante projeto de mega represa

Na ADITAL: "A represa de La Parota tem continuidade garantida através da repressão do governo do estado mexicano de Guerrero. Ela é denunciada como integrante do polêmico Projeto Plano Puebla Panamá (PPP), que provocará imensos danos ecológicos em toda região mesoamericana. "O governo está decidido a impor pela força armada os projetos do PPP", expressaram indígenas e camponeses da região. A frase se justifica pelas detenções de moradores da área ocorridas nas últimas horas quando protestavam contra o prosseguimento das obras. Diante destes fatos, o Centro de Direitos Humanos do estado está enviando informação sobre o ocorrido a todas as instâncias de Decisão do governo federal e estatal, ao Grupo de Detenções Arbitrárias das Nações Unidas, ao Relator de Independência de Juízes e Advogados da ONU, bem como ao Programa Regional para América da Amnistia Internacional. Estima-se que a construção da represa com extensão 10 vezes maior que a baía de Acapulco afete gravemente a vida de 25 mil pessoas dedicadas à atividade agrícola na região, que terão as terras desapropriadas pelo projeto. De acordo com organização Aliança Mexicana pela Determinação dos Povos, além de desalojar os camponeses, as barragens implicam prejuízos ao meio ambiente, em virtude da devastação da bacia do Rio Papagaio e a inundação de 170 milhões de metros quadrados de terras onde se produz melancia, limão, manga, tamarindo, milho e coco." [notícia completa]

sexta-feira, julho 30, 2004

Indígenas se articulam para o Fórum Social Mundial

No CIMI: "Os povos indígenas e as organizações que lhes representam tiveram grande destaque no desenvolvimento dos trabalhos no I Fórum Social das Américas que chega ao final na tarde de hoje, 30/07, com a cerimônia de encerramento na Casa da Cultura Equatoriana. Segundo os promotores, mais de 10 mil pessoas participaram das oficinas, seminários, conferências e demais eventos iniciados no domingo passado, 25, com uma concentração na Plaza San Francisco, no centro histórico de Quito. Do Brasil, participaram representantes do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Associação de Mulheres Indígenas Sateré Mawé (Amism), do Amazonas, Frente de Resistência Pataxó, da Bahia, e um representante do povo Itapeba, do Ceará. A maioria dos integrantes da delegação brasileira ainda não havia participado de um evento com as dimensões do Fórum Social das Américas. Para eles das muitas tarefas que o evento enseja a mais urgente é articular as organizações indígenas de todo o Brasil para participação no Fórum Social Mundial, cuja quinta edição se realizará na cidade de Porto Alegre em janeiro do próximo ano. Para isto, iniciaram contatos com lideranças e representantes de organizações indígenas do Equador e de outros países. Ontem pela manhã, reuniram-se com Blanca Chancoso, uma das organizadoras do Segundo Encontro Continental das Povos e Nacionalidades Indígenas de Abya Yala, realizado entre os dias 21 e 25 também em Quito." [notícia completa]

México: Camponeses indígenas iniciam greve de fome

Na ADITAL: "Os militantes do Comitê de Defesa Cidadã, Frente de Defesa Popular de Guerrero e do Conselho Estatal de Produtores Agropecuários de Michoacán denunciam que, passados 9 dias de acampamento em frente à sede nacional da Secretaria de Agricultura, Gado, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (Sagarpa), esta se nega a atender as reivindicações dos camponeses indígenas provenientes de Oaxaca, Veracruz, Michoacán, Guerrero e Estado do México. Os militantes Chinantecos, Mazatecos, Mixes, Cuicatecos, Zapotecos, Nahuatls, Mixtecos, Amuzgos, Tlapanecos não perdem o ânimo e seguem acampando nas imediações da instituição nas avenidas Cuahtemoc e Município Libre, da Cidade do México. "Exigimos que, de verdade, se implante uma Política Agropecuária que impulsione a reativação produtiva do campo, que retome a importância de ser soberanos no aspecto alimentício e que ajude a melhorar as condições de vida dos camponeses indígenas deste país. Tomamos a decisão de não irmos embora, de resistir o tempo que seja necessário", dizem." [notícia completa]

Carta do bispo do Xingu às autoridades denunciando a situação da região do Alto Xingu

No CIMI: "A região do Alto Xingu é considerada a última fronteira agrícola do Pará e é, ao mesmo tempo, a região em que problemas de todo tipo se concentram. Às vezes se assemelha ao faroeste dos filmes de bangue-bangue. A atuação de pistoleiros a mando de ambiciosos grileiros e usurpadores de terras indígenas ou pertencentes à União, assassinatos no campo e na cidade, trabalho escravo ou superexplorado, roubos e assaltos à plena luz do dia, execuções de pessoas ?non gratas? em praça pública por motoqueiros protegidos de capacetes fumê, prefeito encomendando a morte de vereador que não reza por sua cartilha, tudo isso e mais outros crimes, na maioria impunes, fazem esta região parecer uma ?terra sem lei". Sou bispo desta região pois os municípios de São Félix do Xingu, Tucumã e Ourilândia do Norte pertencem à circunscrição eclesiástica da Prelazia do Xingu que tem sua sede em Altamira. Todos os anos passo várias semanas no Alto Xingu e conheço assim os problemas de perto pelo contato direto com o povo e pelos relatos dos Padres e membros de equipes paroquiais, da CPT (Comissão Pastoral da Terra) ou do Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Tenho pena deste povo sem sossego, continuamente vivendo em sobressalto e banido dos mais elementares direitos que a Constituição Federal outorga a todos os cidadãos e cidadãs brasileiros." [texto integral]

quinta-feira, julho 29, 2004

Brasil: Índios cercam cidade para exigir criação de reserva em Roraima

Na LUSA: "Cerca de 500 índios cercaram uma cidade na região noroeste do Estado de Roraima, na zona norte do Brasil, para exigir a criação de uma reserva indígena, divulgaram hoje fontes oficiais. Os índios cercaram a cidade de Uiramutã, 334 quilómetros a norte de Boa Vista, capital de Roraima, numa manifestação a favor da criação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Este é o segundo protesto organizado pelos índios da região para a criação de uma reserva indígena numa área total de 1,7 milhões de hectares. A criação de uma reserva indígena na região é um projecto adiado há anos pelo governo brasileiro. As Forças armadas brasileiras são contra a criação de uma reserva indígena na região porque consideram que a demarcação de uma área iria dificultar a vigilância das fronteiras brasileiras na zona, nomeadamente, com a Venezuela e a Guiana. Em Julho, o Supremo Tribunal Federal (tribunal constitucional brasileiro) determinou que a reserva indígena seja criada em duas áreas distintas, de acordo com o plano previsto pelas forças armadas. Os índios exigem que a reserva seja criada numa só área." [notícia completa]

Comunidades indígenas fiscalizam actividades ilegais

No CIMI: "As comunidades indígenas da região das Serras, área Raposa Serra do Sol, iniciaram no dia 27 de julho, fiscalização para impedir o tráfico de combustível e drogas, o ingresso de material de garimpo, bebida alcoólica e o furto de gado na terra indígena. Um grupo de 447 indígenas está na aldeia Pedra Branca, a 300 quilômetros de Boa Vista, no 'entrocamento' que dá acesso aos vilarejos Mutum, Água Fria, Socó e Uiramutã, fiscalizando todos os veículos e pessoas suspeitos de transportar cachaça, combustível, drogas e maquinários para a garimpagem ilegal na região. A fiscalização não inclui bloqueio da estrada nem impede a entrada de pessoas ou de veículos. No primeiro dia, uma caminhonete carregada de cerveja foi interceptada e o proprietário que deslocava-se para o vilarejo Socó, recebeu orientação para retornar com o produto. As comunidades de Raposa Serra do Sol estão reagindo ao aumento do garimpo nas cabeceiras dos rios Maù e Cotingo. Há mais de um ano, o Conselho Indígena de Roraima denunciou à Funai, Ministério Público, Ibama e Polícia Federal, a presença de balsas e garimpeiros nesses rios, mas nenhuma providência foi tomada." [notícia completa]

quarta-feira, julho 28, 2004

Declaração de Quito

No CIMI: "Do coração do mundo, no lugar em que sol reto, em seguimento ao 1° Encontro de Teotihuacan, nos dias 25 do mês de julho de 2004, os povos e nacionalidades indígenas de Abya Yala autoconvocados e reunidos no 2° Encontro Continental, organizado pela Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE), Confederação de Povos da Nacionalidade Kichwa do Equador (ECUARUNARI), e a Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), com a participação de 64 povos e nacionalidades indígenas, expressamos nossa palavra. Somos povos originários de Abya Yala. Nossos antepassados, nossos avós, nos ensinaram a amar e venerar nossa fecunda Mãe Terra, a conviver em harmonia com os seres naturais e espirituais que nela existem. As instituições políticas, econômicas, sociais e culturais que temos são herança de nossos antepassados e são as bases para a construção de nosso futuro. Os vales e os pampas, as selvas e os desertos, as montanhas e os nevados, os mares e os rios, a águia e o condor, o qetzal (animal sagrado dos povos indígenas do México) e o colibri, a puma e o jaguar, têm sido testemunhos de nossos sistemas sócio-políticos coletivos baseados na sustentabilidade humana e ambiental. Fomos despojados de nossos territórios originais pelos colonizadores e os Estados Nacionais; divididos para garantirem o controle político e empurrados para lugares inóspitos. Os territórios que hoje habitamos se caracterizam pela conservação da biodiversidade e existência de recursos naturais que são cobiçados pelas multinacionais pelo que novamente estamos sendo saqueados." [texto completo]

Tribo americana processa fundição canadiana

No ONDAS: "Pela primeira vez, uma tribo índia americana de Washington está a processar uma fundição canadiana pelo despejo, durante cerca de 90 anos, de metais pesados no Rio Columbia. O processo refere que, entre 1906 e 1995 a Teck Cominco despejou anualmente 145.000 toneladas de arsénio, cádmio, cobre, mercúrio, chumbo e zinco para o rio, contaminando não só as suas águas mas também as águas do Lago Roosevelt. O caso já provocou algum atrito entre os dois governos, com os canadianos a dizerem que os vizinhos americanos lhes querem impor as regras do seu ministério do ambiente." [Fonte: Environmental News Network]

terça-feira, julho 27, 2004

Mais de 5 mil pessoas abrem o Primeiro Fórum Social das Américas em Quito

No CIR: "Até o próximo dia 30 a cidade de Quito será a capital da diversidade cultural e social das Américas. Ontem, 25, pela manhã, encerrou-se o Segundo Encontro Continental dos Povos Indígenas de Abya Yala (que na língua dos Kuna, do Panamá, compreende o continente americano) e à tarde mais de cinco pessoas participaram da abertura oficial do Primeiro Fórum Social das Américas na Plaza San Francisco, no centro histórico da cidade." [notícia completa]